Oficina de Pop-ups em papel
September 20, 2025 3:00 PM
Quem nunca se surpreendeu e encantou ao abrir um livro e deparar-se com algo que
desafia o expectável, como uma personagem que parece saltar das páginas? Este é o mundo dos pop-ups, uma técnica que faz uso de dobragens e colagens para animar
simples folhas de papel, fazendo-as irromper pela terceira dimensão. Nesta oficina, promovida pela ilustradora Leonor Hungria, vamos explorar os princípios básicos do pop-up, construindo objetos tridimensionais a partir de formas geométricas simples e modelos da autoria da ilustradora, num ambiente descontraído. Junta-te a nós e vem fazer as tuas próprias construções em papel!
Sobre a artista e formadora:
Leonor Hungria nasceu no dia 6 de novembro de 1977. Em 2002, concluiu a Licenciatura em Linguística — Ramo de Formação em Educação, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Trabalhou cinco anos como revisora de provas, tradutora e redatora no grupo editorial Impala, na Press People, Nova Vega, entre outros. Após esta experiência profissional, tomou a decisão de seguir o sonho de criança: ser escritora e ilustradora. Estudou Desenho na Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Lisboa, durante três anos e é atualmente aluna de Pós-graduação no Mestrado em Ilustração e Animação, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Barcelos. Fez desenho de personagens para a curta de animação A Espuma e o Leão, de Cláudio Jordão, tem contos publicados no sítio da Fábrica do Terror e na revista Palavrar e é criadora do fanzine Train Wreck, A Miscellany, com a versão em língua portuguesa intitulada Train Wreck, Uma Miscelânea, em edição independente.
O seu trabalho pode enquadrar-se nos géneros gótico e terror, com algum humor negro e absurdo.